Inspiração X Transpiração

Descobri que existe uma verdade criativa: de que criação é 90% transpiração e só 10% inspiração. A inspiração não é tudo para um profissional de comunicação criar um bom trabalho, ela pode ser uma ótima amiga quando aparece mas quando a danada insiste em não surgir. Ferrou? Não.
Então, o que se pode fazer quando ela não vem? Sentar, esperar, chorar, arrancar seus poucos cabelos que ainda restam? A quem diga: Perdi a inspiração. Ela se foi com o vento. Mas eu digo: Calma, isso definitivamente não é o fim do mundo.
É possível alimentarmos nossa criatividade com qualquer coisa, seja leitura, a curiosidade, a música, interesses diversos, anuários, tecnologias e afins. Muitos não se dão conta disso e perdem empregos e grandes oportunidades por não saber criar sem inspiração. Cada um tem seu tempo, mas no mercado as vezes ou quase sempre não o teremos, é preciso correr contra o tempo e criar o quanto antes.
Um bom profissional trabalha com seus conhecimentos, referências, técnicas e consegue fazer com que a inspiração não seja algo essencial, ele faz com que ela venha naturalmente se necessário. Acredito que a critividade hoje é mais importante, e quem não é criativo? A cada dia as pessoas demonstram como são criativas saindo de situações complicadas, fazendo outra sorrir seja com uma piada ou com um bom comercial.
Enfim, a transpiração é algo que te faz sentir que o dever foi cumprido muito mais do que esperar a tal da inspiração chegar.
Enquanto isso, apostem na atitude, esforço e comprometimento pois o sucesso, por mais clichê que pareça, é do tamanho da sua vontade.