Usar imagens no computador se tornou algo rotineiro na internet. Qual o significado de imagem? Ela tem origem do latim imago, que significa a representação visual de um objeto. São capazes de transmitir ideias sem qualquer palavra. Para quem não é do ramo, todas as fotos são iguais e não há diferença entre elas. Mas a questão é bem diferente. Existem diversos formatos e tipos de imagens que se pode imaginar. Vou mostrar três extensões que são: JPG ou JPEG, GIF e PNG. Cada uma tem suas particularidades e diferenças e servem para espaços determinados.
Formato JPG ou JPEG > (Joint Pictures Expert Group) é o formato mais usado na web hoje, ele trabalha com 16,8 milhões de cores, 24 bits. Ele tem diferentes níveis de compressão, e por isso ele não é uma boa opção de extensão que pode ser utilizado diversas vezes sem que haja a perda da qualidade a cada edição. É uma das extensões que não suportam transparência e seu espaço de cor é o RGB.
Formato GIF > (Graphics Interchange Format), também é muito utilizado, por exemplo no orkut, são as imagens animadas. Ele tem uma uma paleta de 256 cores, o mais limitado e o seu espaço de cor é também o RGB. Uma das maiores vantagens que o diferencia do jpg é que ele não altera a qualidade a cada salvamento da imagem. É muito utilizado para pequenas animações, amazenar ícones e imagens com áreas extensas de cores chapadas.
Formato PNG > (Portable Network Graphics), é sem dúvida dos três citados o melhor, devido a possibilidade de trabalhar com 16,8 milhões de cores, 24 bits. Ele permite que a compressão da imagem seja feita sem que haja perda da qualidade a cada salvamento. Ele permite o recurso da transparência e na maioria do casos é mais leve, porém ele não é tão utilizado como os outros.