
Descobri que existe uma verdade criativa: de que criação é 90% transpiração e só 10% inspiração. A inspiração não é tudo para um profissional de comunicação criar um bom trabalho, ela pode ser uma ótima amiga quando aparece mas quando a danada insiste em não surgir. Ferrou? Não.
Então, o que se pode fazer quando ela não vem? Sentar, esperar, chorar, arrancar seus poucos cabelos que ainda restam? A quem diga: Perdi a inspiração. Ela se foi com o vento. Mas eu digo: Calma, isso definitivamente não é o fim do mundo.
É possível alimentarmos nossa criatividade com qualquer coisa, seja leitura, a curiosidade, a música, interesses diversos, anuários, tecnologias e afins. Muitos não se dão conta disso e perdem empregos e grandes oportunidades por não saber criar sem inspiração. Cada um tem seu tempo, mas no mercado as vezes ou quase sempre não o teremos, é preciso correr contra o tempo e criar o quanto antes.
Um bom profissional trabalha com seus conhecimentos, referências, técnicas e consegue fazer com que a inspiração não seja algo essencial, ele faz com que ela venha naturalmente se necessário. Acredito que a critividade hoje é mais importante, e quem não é criativo? A cada dia as pessoas demonstram como são criativas saindo de situações complicadas, fazendo outra sorrir seja com uma piada ou com um bom comercial.
Enfim, a transpiração é algo que te faz sentir que o dever foi cumprido muito mais do que esperar a tal da inspiração chegar.
Enquanto isso, apostem na atitude, esforço e comprometimento pois o sucesso, por mais clichê que pareça, é do tamanho da sua vontade.
Einstein disse mais ou menos o mesmo em relação à produção científica. Ou seja, essa dualidade inspiração X transpiração se aplica a qualquer coisa.
ResponderExcluirNa minha opinião, inspiração é uma motivação para uma ideia nova, sobre algo que às vezes nem estamos pensando. Mas, quando temos um objetivo e informações (e realmente queremos chegar no objetivo), nossa mente traça o caminho. Pode não ser a revolução, mas é uma solução.
Se o brasileiro usasse 1% da sua capacidade para algo útil, este país seria outro.
Abraços,
Grilo D
É Grilo 1% do total já faria alguma diferença na vida de muitas pessoas.
ResponderExcluirValeu pelo comentário!!
Concordo que muitas vezes ficamos sem inspiração e com isso acabamos presos em nossas técnicas e conheimento, posso dizer que ficamos como robos.
ResponderExcluirAcho que Inspiração teria que ser um pouco mais de 10%, pois quando junta técnica, conhecimento e inspiração conseguimos resultados muito maiores. Não concordo quando diz que inspiração não é essencial, pois como disse a pessoa se torna um robo da técnica e assim não progride.
Bom acho que é isso... que vc tenha inspiração para manter o blog ativo...rsrs
Criatividade todo mundo tem, basta exercitá-la e colocá-la em prática e inspiração é a mesma coisa.
ResponderExcluirMas é sempre bom ficar atento para que, como disse o Sr. José, não virar robô caso em algum momento estas venham a faltar.
Obs: Gostei muito do texto.
O que quis dizer Ilo é que o profissional que só fica atrás de inspiração fica parado no tempo, a inspiração já ajudou profissionais a criarem obras primas. Mas inspiração não é uma coisa fácil, quando estamos falando de criar algo, ela é natural. Essencial é ser profissional muito mais do que esperar as coisas acontecerem.
ResponderExcluirSheila, achei bem interessante seu artigo.
ResponderExcluirParabéns,
Jane Kelly
Não podemos deixar que a inspiração se torne uma desculpa para falta de criatividade, são coisas bem diferentes.Ambas são essenciais mas temos que aprender a lidar com a falta de inspiração e criar bons trabalhos.
ResponderExcluirParabéns adorei o texto.
Muito Bom o texto.
ResponderExcluirEle me faz lembrar dos momentos em que estamos desenvolvendo idéias(também conhecido como inspiração)e de repente nos dá aquele branco (vulgo desespero).
Mas fica valendo a dica de buscar outras fontes pro desenvolvimento.
Sheila, achei bastante pertinente a conexão que fez entre inspiração e transpiração. Acredito que nenhuma idéia surge do nada e que é necessário haver um comprometimento dos profissionais, e futuros profissionais, com a busca do conhecimento. Afinal, só assim somos libertos do senso comum, inovando e criando algo além daquilo que é cômodo, óbvio.
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Sucesso para você.
Sheila,
ResponderExcluirTexto muito bom...
Também podemos observar que as pessoas hoje em dia estão mecanizadas,fazem "tudo" por fazer, sem questionar, sem saber o pq das coisas,e muitas vezes, nem sabem pq o faz. Digamos que nossa consciencia não anda tão disperta.E sendo assim, com a consciencia adormecida, a inspiração some, fica sem espaço.
Verdade Sheilinha,as vezes a criatividade de cada um leva um tempo diferente da do outro,o problema é o tempo do mercado.
ResponderExcluirParabéns!
Beijo
Sheila, achei interessante o texto, principalmente a parte que você fala sobre o bom profissional, que tem referências, conhecimentos e técnicas para criar, tornando a inspiração dispensável. A cada dia que passa os acadêmicos pesquisam e fornecem novas técnicas para obter ideias com metodologia científica, o que facilita muito a busca por ideias dispensando a mágica da inspiração.
ResponderExcluir